terça-feira, 26 de março de 2013

Dica: como cuidar do aparelho fixo


O aparelho fixo exige do paciente maior atenção e dedicação quanto a limpeza para evitar o surgimento de cérie e principalmente mau hálito, pois este tipo de aparelho após cada refeição armazena uma grande quantidade de resíduos entre os famosos “tijolinhos”, então, nada melhor do que possuir uma boa escovação. Mas engana-se quem pensa que é preciso apenas utilizar a escova convencional para fazer a limpezas dos dentes e do aparelho, isto é, caso você não utilize o fio dental, saiba que a partir de agora este item deverá fazer parte de sua limpeza bucal. Além disso, você deverá utilizar escovas de dentes especiais para aparelhos fixos, com fotrmas e tamanhos diferentes para maior eficiência quanto a limpeza.
Outro item de grande importância para completar a limpeza tanto de seus dentes quanto do aparelho odontológico é a utilização de um séptico-bucal, no qual não deve ser utilizado a cada escovação, pois este pode remover o flúor e esmalte dos dentes, por isso, utilize-o pelos menos quatro vezes por semana. Lembre-se sempre de:

-Escovar os dentes cuidadosamente a cada refeição ou pelo menos duas vezes por dia.

-Bocheche a boca com água após cada refeição para remover os resíduos de alimentos.

-Alimente-se de forma adequada no trabalho, evitando alimentos pegajosos e duros.

-Não passe muito tempo ou durma sem escovar os dentes.
Além disso, os indivíduos que utilizam o aparelho odontológico deve evitar a ingestão de determinados allimentos, como cenouras cruas, torradaas, bolachas duras, plastílhas eláticas, caramelos, doces e açúcar, bebidas gaseificadas, e outros.

Alimentos que não podemos comer com o aparelho:

  • Alimento muito duros deve-se evitar comer frutos secos, como nozes e avelãs. Milho, pipoca, rapadura e pé de moleque e pirulitos também estão incluídos nesta categoria. Além de poder descolar bracket, danificar ou quebrar outras partes do aparelho ortodôntico, estes alimentos podem ficar retidos e provocar uma dificuldade acrescida na higienização.
  • Alimentos grudentos e pegajosos entende-se por alimentos pegajosos tudo que pode ficar colado no aparelho: chiclete, caramelos, balas e tudo o mais que possa ficar colado no aparelho.
  • Alimentos fibrosos alguns alimentos possuem muitas fibras, como é o caso de frutas como a manga e abacaxi. Outros como carne muito fibrosas e bacalhau também devem ser ingeridos com cuidado, ficam retidos no aparelho e podem acabar provocando cáries e inflamações na gengiva
  • Alimentos espumantes: e Coca-Cola e outros refrigerantes são o fruto proibido para quem usa aparelho ortodôntico fixo, o açúcar e os ácidos contidos são o pior inimigo para quem pretende ter uma correção de dentes sem maiores problemas.
  • Cenoura e frutas NÃO é proibido comer cenouras e frutas que sejam duras, como peras e maçãs, pelo contrário, são essenciais para a saúde. Mas estes alimentos devem ser cortados com uma faca em pedaços pequenos, NUNCA com os dentes: a probabilidade de soltar o fio ortodôntico e descolar peças do aparelho são muito grandes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário